Suporte
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Passo a passo
- Acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, clique em “+” (Novo Produto);
- Selecione o Tipo desejado;
- Para Equipamentos e Ponteiras, é possível incluir tabelas de preço no quadro Valores:
– É bem simples, no quadro Valores basta selecionar uma Tabela já existente ou criar uma nova se trabalhar com preços diferenciados para determinados clientes, selecionar Período, incluir o Valor e clicar em Incluir; Dica: Comece somente com a Tabela Padrão, posteriormente após conhecer todo o funcionamento poderá incluir tabelas diferenciadas
– Faça isso para todos os possíveis valores do Equipamento ou Produto para cada tabela que irá praticar; Dica: Inclua somente os preços dos períodos que trabalha atualmente.
– Esta mesma tabela deverá estar selecionada no cadastro do cliente;
– Na locação será verificado qual é a Tabela/ Perfil do cliente. Então serão listados apenas os períodos cadastrados nesta mesma Tabela/ Perfil no cadastro do produto, junto com seus respectivos valores.
- Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter tabelas de preços.
- Se for controlar disparos, preencha o campo Valor Disparo e veja o tópico mais adiante “Configurar Disparos…”
- Para Equipamentos e Ponteiras, é possível incluir subprodutos para montar um kit, onde:
– Em Equipamentos: pode incluir: Ponteiras, Acessórios, Consumíveis;
– Em Ponteiras: Acessórios e Consumíveis.
- Estes itens do kit serão adicionados automaticamente na locação quando o Equipamento for selecionado, mas podem ser alterados.
- Em cada subproduto é possível informar já a Quantidade Automática para a locação, mas também pode ser alterada.
- Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter subprodutos.
Para Equipamentos e Ponteiras, é possível controlar os disparos utilizados em cada locação, começando pelo cadastro:
- Preencha o campo Valor Disparo e na Locação este valor será automaticamente contabilizado, como explicamos no tópico “Lançar uma Locação e gerar Ordem de Serviço”.
- Primeiramente os Equipamentos, Ponteiras, Consumíveis, Acessórios precisam já estar cadastrados, com valores já configurados e se tiver subprodutos, também já devem estar cadastrados;
- Agora clique no menu Gestão de Locações, clique em “+” (Nova Locação);
- Preencha todos os campos, principalmente:
– Cliente: Pode cadastrar um novo ou editar os dados direto desta tela
– Produto: Campo só aparece depois de selecionar o cliente.
– Período: Campo só lista as opções de horas da mesma tabela do cadastro do produto, e mesma tabela do cliente selecionado. Se não combinarem deve verificar.
– Clique em Incluir Item e o equipamento e todos os subprodutos do kit serão adicionados automaticamente, mas pode editá-los.
– O campo Informações para o cliente, que aparece na OS, será preenchido automaticamente com o que foi salvo no cadastro do equipamento, mas pode ser alterado.
– Para informar a forma de pagamento, clique em Forma de Pagamento e siga as instruções.
– Para informar a despesa de frete que você irá pagar à um transportador para transportar o equipamento e quer que este valor seja gerado automaticamente em Despesas no módulo Finanças, clique em Pagar Frete e siga as instruções.
- Após Salvar a locação, na lista de locações, selecione uma locação e clique no ícone de impressão/ Gerar OS.
Primeiramente é importante entender os processos de Faturamento e Cobrança:
Faturamento: É quando se informa ao sistema como o cliente vai pagar, ou seja, lançar a forma de pagamento dentro da locação.
Cobrança: É quando já se sabe como e quando o cliente irá pagar e então vem o processo de acompanhamento deste pagamento até sua liquidação. Isso é feito pelo menu Finanças/ Receitas.
Sabendo isso, agora fica fácil receber uma locação parcialmente, veja:
- Abra a locação e clique em Forma de Pagamento;
- Altere o valor do pagamento para o valor da parcela que está sendo paga efetivamente e todas suas informações adicionais, como Situação, Tipo de documento, etc. e SALVE;
- Provavelmente será mantida uma tela contendo este pagamento parcial e mostrando em vermelho no rodapé que ainda falta um determinado valor para quitar. Caso essa tela não fique aberta, clique novamente em Forma de Pagamento da locação para visualiza-la;
- Você também poderá ver que a locação está pendente de quitação direto pela lista de locações, em vermelho “À Lançar”.
Também pode filtrar no topo em AÇÕES: “Ver pagamentos pendentes”, onde serão mostradas todas as loçações não quitadas, ou seja não faturadas 100%.
Lembre que no financeiro em Receitas, só aparecem os pagamentos lançados em Forma de Pagamento.
Se você bonifica seu cliente com desconto na primeira locação no valor do treinamento que foi pago, poderá utilizar este recurso:
- No Cadastro do Cliente, em Crédito de Equipamento de Treinamento você precisa informar o Equipamento e Valor que deseja conceder como desconto ao seu cliente.
- Após isso, em Nova Locação, selecione o equipamento e clique em Incluir Item e verá o valor disponível para desconto em verde.
- Para conceder o desconto em locações já existentes, deve remover e REincluir o equipamento.
- Salve a Locação e este valor será descontado do Total.
Configurar os contratos
Cada Equipamento pode conter um modelo de contrato, que é mostrado automaticamente quando clicar em Gerar Contrato na lista de locações.
- Para isso, acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, então encontre e abra o produto escolhido.
- No campo Cláusulas do Contrato deste Equipamento, preencha somente as cláusulas, sem o cabeçalho e rodapé, estes são gerados automaticamente.
- Se vários equipamentos possuem as mesmas cláusulas, pode copiar e colar repetidamente em todos eles.
- Lembrando que somente as cláusulas comum à todos as locações devem ser preenchidas, pois os dados referentes a cada locação são gerados automaticamente no cabeçalho da impressão.
Gerar os contratos
Após configurados os contratos no cadastro de cada Equipamento, acesse a Lista de Locações, então selecione uma ou várias locações e clique em ícone de impressão/ Gerar Contrato.
Você só pode selecionar locações do mesmo cliente e equipamento.
Controlar os contratos
No menu Contrados, você pode gerenciar seus contratos gerados
Você também pode usar o campo Ações no topo para ativar controlar a situação do contrato. Estas situações: Enviado, Confirmado, Enviar acionam um timer em horas que avisa a situação atual na lista de locações.
Como padrão, não é possível agendar um mesmo equipamento no mesmo dia/ hora que outro, mas se um contrato foi enviado e ainda não confirmado em até 72 horas, automaticamente aparecerá na lista de locações “Expirado”, isso significa que agora é possível agendar outra locação com este equipamento neste mesmo dia/hora. Então esta locação expirada terá que assumir outra data/hora se precisar ser retomada.
- Após preencher o Valor Disparo no cadastro do equipamento ou ponteira, você pode controlar os disparos utilizados em cada locação já existente, da seguinte forma:
– Primeiro precisa exibir as colunas de disparos que ficam ocultas, para isso, na lista de Equipamentos e Produtos, basta passar o mouse em cima de qualquer coluna e clicar no ícone de seta, então selecione a opção Colunas e selecione as colunas relacionadas aos disparos.
– Agora com essas colunas visíveis, poderá clicar 2 vezes para editar o equipamento ou ponteira que possui o Valor Disparo configurado, preencha os campos Contagem Inicial e Contagem Final, então o valor Total Disparos será calculado automaticamente, somando ao valor da locação.
- Acesse menu > pessoas > cadastro unificado
- Clique em + novo cadastro
- Selecione tipo: funcionário
- Preencha o nome
- Preencha os demais campos se considerar necessário
- No campo funções, selecione a opção vendedor.
- Salve o cadastro e pronto!
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AZO é o 1º Sistema especializado em locação de equipamentos médicos e estéticos no Brasil.
Desenvolvido desde 2010 em parceria com as maiores locadoras do setor.
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