Suporte

Assista o vídeo tutorial

Horário de atendimento de segunda à sexta das 9h às 18h.

Passo a passo

  • Acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, clique em “+” (Novo Produto);
  • Selecione o Tipo desejado;
  • Para Equipamentos Ponteiras, é possível incluir tabelas de preço no quadro Valores:

– É bem simples, no quadro Valores basta selecionar uma Tabela já existente ou criar uma nova se trabalhar com preços diferenciados para determinados clientes, selecionar Período, incluir o Valor e clicar em Incluir; Dica: Comece somente com a Tabela Padrão, posteriormente após conhecer todo o funcionamento poderá incluir tabelas diferenciadas

– Faça isso para todos os possíveis valores do Equipamento ou Produto para cada tabela que irá praticar; Dica: Inclua somente os preços dos períodos que trabalha atualmente.

– Esta mesma tabela deverá estar selecionada no cadastro do cliente;

– Na locação será verificado qual é a Tabela/ Perfil do cliente. Então serão listados apenas os períodos cadastrados nesta mesma Tabela/ Perfil no cadastro do produto, junto com seus respectivos valores.

  • Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter tabelas de preços.
  • Se for controlar disparos, preencha o campo Valor Disparo e veja o tópico mais adiante “Configurar Disparos…”
  • Para Equipamentos Ponteiras, é possível incluir subprodutos para montar um kit, onde:

– Em Equipamentos: pode incluir: Ponteiras, Acessórios, Consumíveis;

– Em Ponteiras: Acessórios e Consumíveis.

  • Estes itens do kit serão adicionados automaticamente na locação quando o Equipamento for selecionado, mas podem ser alterados.
  • Em cada subproduto é possível informar já a Quantidade Automática para a locação, mas também pode ser alterada.
  • Consumíveis, Acessórios e Produtos de Almoxarifado não podem conter subprodutos.
  • Para Equipamentos Ponteiras, é possível controlar os disparos utilizados em cada locação, começando pelo cadastro:

    • Preencha o campo Valor Disparo e na Locação este valor será automaticamente contabilizado, como explicamos no tópico “Lançar uma Locação e gerar Ordem de Serviço”.
  •  
    • Primeiramente os Equipamentos, Ponteiras, Consumíveis, Acessórios precisam já estar cadastrados, com valores já configurados e se tiver subprodutos, também já devem estar cadastrados;
    • Agora clique no menu Gestão de Locações, clique em “+” (Nova Locação);
    • Preencha todos os campos, principalmente:

    – Cliente: Pode cadastrar um novo ou editar os dados direto desta tela

    – Produto: Campo só aparece depois de selecionar o cliente.

    – Período: Campo só lista as opções de horas da mesma tabela do cadastro do produto, e mesma tabela do cliente selecionado. Se não combinarem deve verificar.

    – Clique em Incluir Item e o equipamento e todos os subprodutos do kit serão adicionados automaticamente, mas pode editá-los.

    – O campo Informações para o cliente, que aparece na OS, será preenchido automaticamente com o que foi salvo no cadastro do equipamento, mas pode ser alterado.

    – Para informar a forma de pagamento, clique em Forma de Pagamento e siga as instruções.

    – Para informar a despesa de frete que você irá pagar à um transportador para transportar o equipamento e quer que este valor seja gerado automaticamente em Despesas no módulo Finanças, clique em Pagar Frete e siga as instruções.

    • Após Salvar a locação, na lista de locações, selecione uma locação e clique no ícone de impressão/ Gerar OS.
    • Primeiramente é importante entender os processos de Faturamento Cobrança:

      Faturamento: É quando se informa ao sistema como o cliente vai pagar, ou seja, lançar a forma de pagamento dentro da locação.

      Cobrança: É quando já se sabe como e quando o cliente irá pagar e então vem o processo de acompanhamento deste pagamento até sua liquidação. Isso é feito pelo menu Finanças/ Receitas.

      Sabendo isso, agora fica fácil receber uma locação parcialmente, veja:

      1. Abra a locação e clique em Forma de Pagamento;
      2. Altere o valor do pagamento para o valor da parcela que está sendo paga efetivamente e todas suas informações adicionais, como Situação, Tipo de documento, etc. e SALVE;
      3. Provavelmente será mantida uma tela contendo este pagamento parcial e mostrando em vermelho no rodapé que ainda falta um determinado valor para quitar. Caso essa tela não fique aberta, clique novamente em Forma de Pagamento da locação para visualiza-la;
      4. Você também poderá ver que a locação está pendente de quitação direto pela lista de locações, em vermelho “À Lançar”.
        Também pode filtrar no topo em AÇÕES: “Ver pagamentos pendentes”, onde serão mostradas todas as loçações não quitadas, ou seja não faturadas 100%.

      Lembre que no financeiro em Receitas, só aparecem os pagamentos lançados em Forma de Pagamento.

      • Se você bonifica seu cliente com desconto na primeira locação no valor do treinamento que foi pago, poderá utilizar este recurso:

        • No Cadastro do Cliente, em Crédito de Equipamento de Treinamento você precisa informar o Equipamento e Valor que deseja conceder como desconto ao seu cliente.
        • Após isso, em Nova Locação, selecione o equipamento e clique em Incluir Item e verá o valor disponível para desconto em verde.
        • Para conceder o desconto em locações já existentes, deve remover e REincluir o equipamento.
        • Salve a Locação e este valor será descontado do Total.
    • Configurar os contratos

      Cada Equipamento pode conter um modelo de contrato, que é mostrado automaticamente quando clicar em Gerar Contrato na lista de locações.

      • Para isso, acesse o módulo Compras/ Equipamentos e Produtos, então encontre e abra o produto escolhido.
      • No campo Cláusulas do Contrato deste Equipamento, preencha somente as cláusulas, sem o cabeçalho e rodapé, estes são gerados automaticamente.
      • Se vários equipamentos possuem as mesmas cláusulas, pode copiar e colar repetidamente em todos eles.
      • Lembrando que somente as cláusulas comum à todos as locações devem ser preenchidas, pois os dados referentes a cada locação são gerados automaticamente no cabeçalho da impressão.

      Gerar os contratos

      Após configurados os contratos no cadastro de cada Equipamento, acesse a Lista de Locações, então selecione uma ou várias locações e clique em ícone de impressão/ Gerar Contrato.

      Você só pode selecionar locações do mesmo cliente e equipamento.

      Controlar os contratos

      No menu Contrados, você pode gerenciar seus contratos gerados

      Você também pode usar o campo Ações no topo para ativar controlar a situação do contrato. Estas situações: Enviado, Confirmado, Enviar acionam um timer em horas que avisa a situação atual na lista de locações.

      Como padrão, não é possível agendar um mesmo equipamento no mesmo dia/ hora que outro, mas se um contrato foi enviado e ainda não confirmado em até 72 horas, automaticamente aparecerá na lista de locações “Expirado”, isso significa que agora é possível agendar outra locação com este equipamento neste mesmo dia/hora. Então esta locação expirada terá que assumir outra data/hora se precisar ser retomada.

      • Após preencher o Valor Disparo no cadastro do equipamento ou ponteira, você pode controlar os disparos utilizados em cada locação já existente, da seguinte forma:

      – Primeiro precisa exibir as colunas de disparos que ficam ocultas, para isso, na lista de Equipamentos e Produtos, basta passar o mouse em cima de qualquer coluna e clicar no ícone de seta, então selecione a opção Colunas e selecione as colunas relacionadas aos disparos.

      – Agora com essas colunas visíveis, poderá clicar 2 vezes para editar o equipamento ou ponteira que possui o Valor Disparo configurado, preencha os campos Contagem Inicial e Contagem Final, então o valor Total Disparos será calculado automaticamente, somando ao valor da locação.

      • Acesse menu > pessoas > cadastro unificado
      • Clique em + novo cadastro
      • Selecione tipo: funcionário
      • Preencha o nome
      • Preencha os demais campos se considerar necessário
      • No campo funções, selecione a opção vendedor.
      • Salve o cadastro e pronto!
      •  

Abrir um chamado de suporte

AZO é o 1º Sistema especializado em locação de equipamentos médicos e estéticos no Brasil.
Desenvolvido desde 2010 em parceria com as maiores locadoras do setor. 

Feito com ❤ em Curitiba PR

2023 – AZO é mais uma solução da EA7 SISTEMAS.